Todos os reis idólatras de Israel foram maus, mas o pior de todos foi Acabe. Seu nome, três mil anos depois de sua existência, segue associado à JEZABEL. Jezabel era filha de Etbaal, de Sidon, que na época de Jezabel, era a cidade mais importante da Fenícia. O casamento deles estabeleceu laços entre os fenícios e os israelitas.
Após seu casamento, Jezabel continuou adorando deuses fenícios, mas não se limitou a isso, pois o que ela queria era combater o culto e a adoração ao Deus Eterno. Recorreu ao dinheiro público para sustentar seus 450 profetas de Baal (deus da terra) mais os 400 profetas da deusa Aserá (deusa da fertilidade). Os sacerdotes israelitas foram eliminados ou então tiveram que se exilar no deserto, devido à perseguição da rainha má.
Se somarmos as perversas bruxas dos contos de fadas mais a personagem Cruela, do filme “101 Dálmatas”, teremos um esboço da figura de Jezabel, porém, ela não foi uma fantasia ou um personagem de uma estória, foi tão real quanto nós, aqui, hoje. Sem Deus no centro de seu coração qualquer pessoa também pode se tornar uma Jezabel. Se ela tivesse vivido nos dias de hoje, a veríamos constantemente nas capas das mais famosas revistas. Sentir-se-ia livre para expressar sua sexualidade à sua maneira. Seu esposo seria um homem importante, sobre quem ela teria uma forte influência. Ela certamente foi uma mulher de impacto e poder. Estava sempre focada em lucrar com o que lhe era proposto, era muito segura de si mesma e imponente. Suas características são muito estimuladas nos dia de hoje entre todos.
Jezabel se tornou cega para Deus e cega ao sofrimento dos outros por causa da sua busca a Baal. Ela estava morta espiritualmente. Pra não nos parecermos tanto com Jezabel tenho quatro sugestões: 1) Entregue seus desejos a Deus. Jezabel fez o contrário e colheu o pior; 2) Escolha com cuidado suas amizades e relacionamentos. Acabe e Jezabel trouxeram à tona o pior um do outro. Eles queriam dominar a vida um do outro; 3) Conheça suas fraquezas e busque se fortalecer. Não deixe que suas fraquezas te dominem; 4) Peça sabedoria a Deus. Não confie em seus “achismos”, na sua própria sabedoria.
Acabe e Jezabel são exemplos perfeitos de duas pessoas que tomaram decisões erradas. Todos nós podemos aprender muito com a história deles para fazer o oposto, seguindo a Deus, confiando nele em tudo o que fizermos e amando e respeitando um ao outro.
Rev. Giovanni M. Guimarães
0 comentários:
Postar um comentário